Geralmente, em dias de chuva e no inverno, ficamos totalmente sem inspiração nenhuma pra fazer algo, não é mesmo?
Até porque, só em pensar em sair num dia de chuva...não! O programa então acaba se resumindo em um baldão de pipoca e DVDs...almofadas por todos os lados (porque o legal é assistir filmes deitados no chão, e almofadas...).
Então, lembrei de um relaxamento que empreguei aos meus alunos, antes de entrar de férias.
Percepção e Expressão plástica. hã?Se come com que?kkk
É um tipo de relaxamento e ao mesmo tempo, um exercício de coordenação motora...aguça a criatividade...enfim...bem legal...
O interessante seria aplicar este exercício juntamente com um som de fundo de natureza, como mar...passarinhos cantando...chuva...(No nosso caso, nem foi preciso. Deus foi tão bom conoso que a orquestra era ao vivo...tava caindo o maior toró..rsrs)
é assim:
Você precisa de
folhas de sulfite;
Canetinahs
Giz de cera;
Lápis de escrever
Lápis de cor;
Ao ouvir a chuva - ou o cd - as crianças (seria interessante q vc fizesse com elas) começam a rabiscar aleatoriamente a folha, com os olhos fechados. Algumas pessoas chamam isso de desenho cego.
Você é que vai determinar o tempo.
A regra é não trar em nenhum momento o lápis da folha, ao rabiscar e não pode usar borracha nem régua.
Depois, é só pedir para elas procurarem figuras, como quando brincamos de ficar deitados no chão, observando as nuvens e achando -as em formato de alguma coisa(Já brincou disso?)
É impressionante o que elas conseguem achar!!!
Aqui em casa, como podem observar abaixo, nas fotos, estávamos em três...e achamos muitos bichinhos...bocas...pássaros...
Depois de achar, elas vão pintar os desenhos.
Se preferir - e se suas crianças forem grandes, como a minha - ocê pode pedir que elas escrevam uma frase com todas as figuras que acharam atrás da folha...e vocÊ pdoe bordar algo com o desenho e a frase do seu filho.
É claro que a frase é beeem louca...raramente tem sentido,por conta das figuras...mas, vai ser uma experiencia única..pra vocês todos!
Com isso, podem se transformar até em futuros bichinhos de feltro ou tecido, se você tiver dom para a costura. Até porque fica uma coisa única..imagine você fazer um brinquedo que seu próprio filho desenhou!!!
A, gente...eu sou uma mãe beeeem corujóca, viu...hehehe
Por enquanto, ainda estão só no papel mas, futuramente, estarão aparecendo por aqui...rs
Depois que termina o exercício, as crianças ficam calmas...e não ficam tão entediadas com o dia chuvoso.(A minha é adolescente e tem ua energia que não sei de onde vem!!!ó vem de Deus mesmo!!rs)
O exercício pode ser empregado também no grupo de crianças na igreja, onde a professora as auxilia na procura de figuras que lembrem algo da Bíblia ou, após contar uma história da Bíblia, seria interessante que elas procurasem figuras relacionadas à história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário